quarta-feira, janeiro 31, 2007

AMBIENTE: preocupação a curto prazo!!!!

Estas folhas secas que eu fotografei no Outono não têm nada a ver com a seca que irá acontecer nas próximas décadas. O cenário ambiental do planeta Terra será desolador: quase um décimo da população mundial estará a morrer de fome e quase metade sofrerá com problemas de seca.

Isto mesmo irá ser divulgado em Abril próximo num texto Preliminar do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, segundo o Fundamentalidades apurou.

A escassez de água afectará sobretudo a China, a Austrália, partes da Europa e dos Estados Unidos. Por outro lado, inundações litorais vão submergir milhões de casas e algumas cidades em muitos países, Portugal incluido. A temperatura média deverá subir entre 2 a 4,5 graus.

Em termos práticos, a Austrália vive actualmente a pior seca da sua história - os grandes incêndios dos últimos anos a isso não são alheios - enquanto a Grande Barreira de Recifes deixará de funcionar devido à destruição dos corais. Na Europa os glaciares dos Alpes Centrais vão desaparecer e no Pacífico muitas ilhas vão ser submersas e outras ficarão sujeitas a tempestades devastadoras.

Em Portugal prevê-se que os incêndios continuem a desertificar grande parte do território. O abandono do interior tornará estéreis as terras até agora aptas para a agricultura e algumas zonas ribeirinhas vão sofrer bastante com a subida das águas - um exemplo disso são as dunas das praias da Costa da Caparica, o que já está a verificar-se! Da inconstância das estações do ano disso já nos apercebemos todos...

Se nada for feito nos próximos anos para diminuir o consumo desenfreado de determinados recursos naturais e não houver cuidados ambientais o planeta azul poderá mudar de cor dentro de poucos anos!!! Cabe à Humanidade escolher se quer ser uma espécie habitante a curto ou a médio prazo... porque a longo prazo não acredito que os humanos se aguentem...!

Aliás, uma coisa é verdade: a Terra não precisa dos humanos para nada, passaria bem sem eles, ou seja, nós! A Terra suspiraria de alívio se o bicho homem emigrasse para outros confins...

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Tanto que desejei
Que um mais um
Fosse igual a dois,
Tanto que desejei
Que tu e eu
Fôssemos nós,
Tanto que desejei
Ficarmos a sós!

Tanto que desejei
Construir a meias
Um castelo muito alto
Que não fosse de cartas
Nem de areia

Tanto que desejei
Fazer uma teia
Com os nossos segredos!



Tanto que desejei
Os teus dedos
Confundidos nos meus,
Tanto que desejei
Que ficasses...
Ao dizer-te adeus!

Tanto que desejei
Ouvir o silêncio
Cortado pela tua voz,
E não posso crer
Que um mais um
Nunca sejam dois,
E nem quero pensar
Que tu e eu
Não seremos NÓS!

(Desta vez um pouco de nostalgia para recuperar um quase poema guardado no baú das recordações - a tocar, claro, You and I ainda dos Scorpions - espero que gostem)

sábado, janeiro 27, 2007

FUI VER «À NOITE, NO MUSEU» E... GOSTEI!

Desta vez sou eu que me vou armar em crítico de cinema - espero que os meus amigos João Lopes e Jorge Leitão Ramos (verdadeiros críticos) não me estejam a ler - e comentar «À Noite no Museu».

Bom, mas não vou falar de todos os filmes que o realizador já fez, nem de todas as películas onde os actores principais já entraram - e entre eles há dois nomes sonantes, Ben Stiller e Robin Williams. Vou falar do actor principal: gosto do Ben Stiller, acho-lhe um piadão e este papel só podia ser dele. Ele é magro como eu, veste roupas parecidas com as minhas e também é despassarado...

Costumo dizer que não tenho filmes de culto, os meus filmes de culto são aqueles que me emocionam, que me fazem rir, chorar ou pensar. Por isso os filmes da minha vida são «Cinema Paraíso», «Em Nome da Rosa» e «Uns e os Outros», porque me emocionaram muito e vejo-os pela milionésima vez como se fosse a primeira vez. Este filme também me emocionou, fartei-me de rir e até nem evitei uma lágrimazita no fim. Embora não embarque muito em americanices tenho que reconhecer que os americanos são especialistas em pegar em histórias simples, animá-las e fazerem coisas engraçadas... Quem se lembraria de pôr a interagir épocas da história díspares, como os romanos com os pioneiros do oeste?

Em termos de imaginação está muito bem conseguido. E lá está mais uma vez o apelo à família, pedra de toque da nova vaga de filmes americanos. Não é por acaso que este filme está neste momento no 1.ºlugar dos mais vistos... no Brasil! É um filme leve feito com uma intenção muito precisa: entreter as pessoas!

Com isto tudo acabei por não falar do filme mas vocês já devem ter intuído que gostei da película, não é? Então, se não viram, ele já não estará por muito mais tempo nas salas. Mas é um filme que também se deve ver bem em DVD ou na TV daqui a uns tempos.

E pronto, aqui comecei e, pelos vistos, termino a minha carreira de crítico de cinema: se os verdadeiros críticos me lerem eu serei trucidado, aniquilado, porque não falei no nome dos actores nem do realizador, nem do ano do filme, nem comparei com outros filmes... paciência! Foi isto que me apeteceu escrever!!! Bom fim-de-semana a todos!!!!

(a tocar, embora não tenha nada a ver com o exposto, «Moment of Glory» dos Scorpions com a soberba Orquestra Filarmónica de Berlim)

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Cortiça portuguesa nos aviões da Airbus


A Cortiça portuguesa está de parabéns: o gigante europeu da Airbus contratou com a Corticeira Amorim para preparar os produtos capazes de substituir plásticos e borrachas nas fuselagens.

A utilização da Cortiça em aeronaves não é novidade: há mais de 15 anos que a cortiça reveste o nariz e a barriga das naves espaciais da NASA.

O recurso à Cortiça deve-se ao facto de este ser um material que melhora o isolamento dos aviões em termos de vibração, som e temperatura. Ao longo dos próximos dois anos, os técnicos da Airbus vão analisar o comportamento da nova fuselagem isolada com cortiça portuguesa.

A notícia podia passar despercebida no meio de outras tantas, mas para mim é muito importante que se dê valor a um produto quase genuinamente português (Portugal é o maior produtor mundial), mas que tem sido tão mal tratado: são abates ilegais para construir empreendimentos habitacionais e turísticos de luxo, são o abate para lenha, são a devastação de muito do montado alentejano - e tudo isto com o conluio de governos, autarquias e outras entidades responsáveis.

Isto é tanto mais grave quando se sabe que um sobreiro demora pelo menos 40 anos para chegar a adulto!!! Por isso é um crime abater sobreiros! Os outros dão-lhe valor mas em Portugal parece que o que está em jogo é o consumo imediato - os portugueses já não têm paciência para esperar tanto tempo para recolher frutos de um investimento! É pena!

(A tocar «Cá vou cantando» da Viviane, que me faz lembrar uma Valsa dos Sobreiros não sei porquê! Acho que se os sobreiros tivessem ouvidos (se calhar têm...) gostariam destes acordes)


quinta-feira, janeiro 25, 2007

NOVA ARMA NA LUTA CONTRA O CANCRO

A notícia foi divulgada recentemente e pela sua importância FUNDAMENTALIDADES não podia passar ao lado da nova esperança de combater a doença mais temível dos tempos actuais: assim, e segundo o diário inglês The Independent, cientistas britânicos e alemães estão a investigar separadamente uma nova técnica para combater o cancro baseada no recurso a moléculas de ácido ribonucleico (ARN)

Os investigadores consideram o cancro uma doença genética, onde os genes assumem um papel importante na proliferação descontrolada da célula cancerosa. Os objectivos das duas equipas de investigadores, uma da Universidade de Oxford e outra do hospital universitário de Tubingen, é «atacar os genes humanos que permitem que os tumores cresçam de forma imparável no organismo».

Para isso, os cientistas pretendem utilizar moléculas de ARN para «silenciar» ou desactivar genes chave relacionados com o crescimento de tumores. Os investigadores de Oxford demonstraram que é possível utilizar grandes moléculas de ARN para desactivar um gene que contribui para a rápida proliferação das células cancerosas. Alexandre Akoulitchev, sublinha que «há um consenso crescente entre os peritos em cancro de que as moléculas de ARN oferecem possibilidades inéditas para combater o cancro», e que «ao inibir-se o gene da DHFR, poderá prevenir-se o crescimento de células neoplásicas, células normais que degeneram em cancerosas, como as do cancro da próstata».

No caso dos investigadores germânicos foram usadas moléculas de ARN mais pequenas num estudo com ratinhos para desactivar outro gene que desempenha um papel importante no crescimento rápido dos tumores cerebrais. Ou seja, são utilizadas moléculas mais pequenas de ARN para desactivar um gene que impede que os tumores cerebrais sejam atacados pelo sistema imunológico do organismo.

Com estas novas descobertas aumentam as possibilidades de combater o cancro nas suas formas mais perigosas. Esta descoberta está a agitar o mundo da medicina e a encher de esperanças milhões de pessoas que em todo o mundo padecem desse mal, sendo que muitos milhares são portugueses. Ainda não se sabe, claro, quando irá ser aplicada em seres humanos mas com o avanço rápido da medicina e da inovação das técnicas neste campo poderá ser para breve. Assim o esperamos!


quarta-feira, janeiro 24, 2007


Ontem ao fim da tarde estive na Casa do Artista em Lisboa para assistir ao espectáculo de Pedro Barroso inserido num ciclo promovido pela Avis.

Como sempre, o encontro valeu a pena pela voz, pela boa disposição, pela presença em palco, pela interacção com o público, pelas letras das canções, pelas músicas das composições... Pedro Barroso é um artista completo como profissional... e como pessoa. Estejam atentos aos espectáculos dele no site (clicar) dele. Quando forem a um espectáculo dele ficarão fãs... se é que já não são!!!

Aqui fica a letra de

MENINA DOS OLHOS DE ÁGUA

Menina em teu peito sinto o Tejo
e vontades marinheiras de aproar
menina em teus lábios sinto fontes
de água doce que corre sem parar

menina em teus olhos vejo espelho
se em teus cabelos nuvens de encantar
e em teu corpo inteiro sinto o feno
rijo e tenro que nem sei explicar

se houver alguém que não goste
não gaste - deixe ficar
que eu só por mim quero-te tanto
que não vai haver menina p'ra sobrar

aprendi nos "Esteiros" com Soeiro
aprendi na "Fanga" com Redol
tenho no rio grande o mundo inteiro
e sinto o mundo inteiro no teu colo

aprendi a amar a madrugada
que desponta em mim quando sorris
és um rio cheio de água levada
e dás rumo à fragata que escolhi

se houver alguém que não goste
não gaste - deixe ficar...
que eu só por mim quero-te tanto
que não vai haver menina p'ra sobrar

(a tocar uma rapsódia, não deste espectáculo, mas de outro ao vivo já gravado em CD. Mas as fotos são do espectáculo de ontem)

domingo, janeiro 21, 2007

O PODER DAS PALAVRAS (NÃO) DITAS ...

A p a n h e i o m o t e dos posts dos blogues da Teresa Paula Marques (clic para ver) e das Composições da Dora (clic para ver) sobre o Poder das Palavras para filosofar um pouco... para transversar, como costumo dizer, sobre Palavras, mas especialmente sobre as Palavras... não ditas!

É por demais conhecida a expressão de que uma imagem vale mais que mil palavras. Para mim, isto nem sempre é válido: a imagem tem uma função mas a Palavra é insubstituível! A Palavra pode ter uma força tal que nenhuma imagem a conseguirá ilustrar.

O exemplo da Palavra «Amo-te». O cinema, o teatro e as telenovelas abusam dela, banalizam-na, diz-se «amo-te» ao virar de cada esquina, de cada cena ou de cada capítulo! E na vida real, como é? Quase que podia afirmar que é das palavras menos ditas... as pessoas têm inibição de utilizar a palavra, o termo ou a expressão: «é um dado adquirido», «está subentendido», «não se nota nos meus gestos?», são alguns dos argumentos para as pessoas não usarem a palavra «amo-te» numa relação ou numa situação.

Por isso, eu afirmo que o Poder das Palavras muitas vezes está nas palavras... não ditas! Por isso, é preciso ler e entender no intervalo dos sons e dos silêncios. O mais importante que as pessoas dizem umas às outras é geralmente aquilo que ... não dizem!

Numa conversa dou mais importância às palavras que os sons não articulam que às palavras sonoras! Gosto de «adivinhar» aquilo que os outros gostariam de dizer... mas não dizem! Porque pensam que não vale a pena, porque pensam que o interlocutor não vai dar importância ao «desabafo», «à ideia louca», e então muitas vezes as conversas acabam nas banalidades do tempo, do trabalho, dos estudos, das compras...


Adorava conversar apenas e só através das palavras não ditas! De certeza que as conversas seriam muito mais eloquentes, mais intimistas, mais verdadeiras, mais intuídas...

(A tocar «Wind of Change» dos Scorpions
com a Orquestra Filarmónica de Berlim)

À MARGEM:

Já repararam que não há portuguesas (mulheres) nos 10 MAIS dos Grandes Portugueses? Imperdoável! Onde estão as mulheres dinâmicas deste país? Então, as mulheres votam nos homens? Não houve mulheres capazes e valentes na nossa história? Ou será que foram os homens da nossa televisão que manipularam os números? Cá para mim...

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Meus amigos e minhas amigas, a minha MÃE agradece toda a atenção e todo o carinho que vocês manifestaram por ela indo ao ponto de afirmar que esta foi a melhor prenda que recebeu desde sempre pelo aniversário. Em nome dela e em meu nome também, MUITO OBRIGADO! Bem hajam!

Mas o mundo não pára, por isso hoje remeto-vos também para o COMPORTAMENTALIDADES : e porque se trata de uma questão de comportamento faço a pergunta: O que acham das pessoas inconstantes? Daquelas pessoas que um dia têm uma maneira de ser e no dia seguinte já não ssbemos quem são! Não costumo dar-me muito bem com este tipo de pessoas mas se querem saber porquê e manifestar a vossa opinião e as vossas história vejam no Comportamentalidades...


quarta-feira, janeiro 17, 2007

A minha mãe e o meu pai em Vendas Novas, terra do meu pai

O BI da minha MÃE diz que ela hoje faz 70 anos... É claro que eu não acredito! A minha MÃE jamais fará 70 anos.
Para mim ela ainda não chegou aos 30 quando me ia levar o lanche ao recreio da escola primária. Bom, vá lá, quanto muito aos 40 quando ela não se deitava enquanto eu não chegasse naquelas noites em que eu fazia as noitadas adolescentes...


Ainda hoje ela me telefona nos dias frios para eu não esquecer de me agasalhar bem... e eu bem sei que ela gostaria de me preparar o lanche para ir levar aos intervalos do... trabalho!!! E como é bom vestir uma camisa engomada por ela, ou calçar umas meias dobradas de tal maneira que é só enfiar o pé... Qual Lady Laura dos meus dias...

Desculpem a minha falta de humildade mas a minha MÃE é a melhor MÃE do mundo! Aliás, e não é só a melhor MÃE: é também a melhor avó, a melhor irmã, a melhor cunhada, a melhor vizinha, a melhor amiga - todas as manhãs ela é disputada pelas amigas que lhe querem pagar o pequeno-almoço e a mimam com inúmeros presentinhos...

Bom, desculpem eu ocupar-vos o tempo com a minha MÃE...
MAS A NATÉRCIA MERECE!!!
Para ela um grande beijinho!!!


A minha mãe com as irmãs Arcângela, Luísa e Joana.
Aqui faltam a Alda, a Damita e o Feliz, que virão num próximo post

Num momento de muito boa disposição com amigas e o meu pai

domingo, janeiro 14, 2007

ABORTO OU NÃO... EIS A QUESTÃO!!!

(ATENÇÃO: reactivei o COMPORTAMENTALIDADES, o meu outro blog dedicado a temas de comportamento e outras questões que tais. E recomecei com uma ode à energia e à boa disposição das mulheres. Dêem lá um salto, quando puderem... Obrigado. Beijos e abraços!)
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
As portuguesas que engravidam deviam ser tratadas como rainhas. Pelo Estado, pelas empresas onde trabalham, pelos serviços de saúde, pela sociedade em geral. Mas, na realidade, muitas são pressionadas e ameaçadas pelos patrões e chefes, ignoradas e abandonadas pelo Estado. E isto, antes e depois dos filhos nascerem - quando nascem...

E depois admiram-se os senhores iluminados (homens!) com os cada vez mais elevados índices de abortos clandestinos. O Estado português arranjou uma maneira óptima para se desresponsabilizar perante a sociedade, as instituições e as empresas, da vergonha que foram aqueles julgamentos da Maia e de Setúbal e correram toda a Europa: «despenaliza-se o aborto e a questão está resolvida! As mulheres a partir de agora já não têm problemas, têm 10 semanas para tomar a decisão de abortar, cada mulher que queira levar a gravidez até ao fim, problema dela...». Sinceramente, é este o Estado que temos? Então, dispensemo-lo, que ele não faz falta!

Ontem à noite estive num debate sobre a questão do aborto promovido pelo Centro Cultural Nuno Álvares Pereira, no Seixal. Tendo a ver com o referendo sobre a despenalização do próximo dia 11 de Fevereiro, o debate contou com quatro oradores, dois pelo lado do «sim», dois pelo lado do «não». Na plateia mais de 100 pessoas, inclusive representantes de alguns partidos políticos, grande parte delas com muita vontade de intervir, de tal modo que o debate foi sempre muito dinâmico, tanto do lado da mesa como do lado da assistência.

Mas depois de tudo o que ouvi, depois de tudo o que tenho lido e ouvido continuo a pensar que esta questão sobre a eventual despenalização do aborto é uma falsa questão. E, com o «sim» ou o «não» referendado, nada ou quase nada vai mudar: tendo em conta a personalidade da mulher portuguesa, o aborto nunca deixará de ser clandestino em Portugal, porque só esta prática «protege» de algum modo a privacidade da mulher, por isso os hospitais públicos ou as clínicas privadas só serão procurados em desespero de causa ou por quem decida assumir que abortar é uma moda «altamente» e que não se importe de aparecer em revistas, jornais e TV.

E a falsa questão tem a ver com as situações dramáticas de algumas mães que suplicam leite à assistência social e não o obtêm, por exemplo, às jovens adolescentes que engravidam por falta de formação e de informação e também à desresponsabilização da outra parte... sim, da parte masculina... afinal, até prova em contrário, sempre que há uma gravidez, sempre que há um aborto, há duas pessoas implicadas. Porque razão só uma delas tem que carregar com todas as culpas, com todas as pressões?

Por falar em pressões, também as empresas, os patrões e os chefes fazem papel de carrascos perante as grávidas ou as que pretendem engravidar. Mais grave é o facto de a Medicina no Trabalho denunciar as mulheres que abortam - eu sei, faz parte do código deontológico dos médicos, mas... - e não denunciam as entidades patronais que ameaçam e despedem as mulheres naquelas situações!

Como é que este Estado não aposta no principal factor de desenvolvimento de uma sociedade como a de Portugal: nascimento de mais bébés, mais saudáveis, com mais apoios a eles, às mães e às famílias? Daqui a uns anos começariam a colher benefícios, porque as crianças são o motor da sociedade. Mas, não, este Estado preocupa-se unicamente com o breve prazo, com a contenção de custos nalgumas áreas para gastar noutras - para gastar com os ocupadores e os usurpadores do Estado...

Por mim, não tenho dúvidas:

Quem deve abortar é este país, é este Estado!!!

quinta-feira, janeiro 11, 2007

EURO fez 5 anos... mas ainda não me habituei a ele!



O Euro fez 5 anos no passado dia 1 de Janeiro mas eu, confesso, ainda não consigo raciocinar em euros. O peso do escudo (perceberam o trocadilho?) ainda me tem sob a sua alçada: 30 euros? Não, 6 contos! 420 euros? Não, 84 contos! 15 000 euros? Não, 3000 contos (bom, esta quantia não faz parte do meu dia-a-dia, é só a brincar!)

Só nas quantias mais baixas a coisa vai funcionando. Pronto, 1 euro é um euro, mas, por exemplo, 3 euros e meio já me cheira mais a 700 escudos. Que diabo, 5 anos depois e o euro ainda é um bicho de sete cabeças para mim. Com a agravante que outras pessoas menos novas que eu (jamais chamo velho a alguém!), como os meus pais por exemplo, lidarem com o euro como se esta tivesse sido sempre a moeda deles.

Ainda ontem vi na TV um indivíduo associar o escudo a Salazar. A mim não me faz diferença, seja ele de Salazar, do Carmona, do Sócrates ou até do D. Duarte, só sei que não consigo deixar de raciocinar naquela moedita (ver imagem de uma bem velhinha que eu desencantei no baú das recordações). Faço uma mistura dos diabos e às vezes tenho que parar uns segundos para meditar: é que agora já nem os preços nos produtos têm as duas hipóteses, o Euro veio para ficar… Claro!!!

E vocês? Raciocinam em escudos ou em euros...
ou nas duas moedas?

Os mais novos é que têm sorte, hehehe, já nasceram dentro do Euro!!!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

À MARGEM:

- Rali Lisboa - Dá Ká... mais uma morte - Como já vem sendo habitual a caravana continua a passar todos os anos e a deixar rastos de sangue nas areias do deserto...
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- A ETA vem queixar-se que avisou que ia por a bombita naquele local e àquela hora, não tinham nada que estar pessoas ali... que chatice, então já não se pode brincar ao Carnaval? Quem mandou que aqueles dois equatorianos estivessem no sítio onde a ETA queria fazer umas brincadeiras?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- O Governo português acabou com o subsídio de maternidade e de falecimento. Quanto ao primeiro é estranho que adopte tais medidas quando por exemplo o Governo alemão (liderado por uma mulher, claro!) instituiu um subsídio de 25 mil euros por cada nascimento. No 2.º caso, pronto, ninguém devia morrer... por isso que se lixe o subsídio... o locatário também já não usufruirá dele... e o nosso Primeiro agradece porque assim já pode comprar mais uns fatinhos Armani (atenção, Emporio, não é Giorgio...!).
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- Paulo Macedo, Director-Geral da DGCImpostos mandou rezar uma missa pelos seus funcionários... eu acho é que ele mandou rezar a missa por si próprio pois o seu mandato termina em Maio e ele ganha bem mais que o 1.º-Ministro, por exemplo. E, já agora, e se os contribuintes mandassem rezar uma missa pelo abaixamento dos impostos?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- A questão do Aborto está na ordem do dia: por isso o Centro Cultural Nuno Álvares Pereira vai realizar um debate sobre o tema no próximo Sábado, dia 13, pelas 21 h, na Soc. Fil. Timbre Seixalense no Seixal, debate que contará com a presença de representantes de movimentos cívicos, pró e contra a despenalização do aborto. A entrada é livre, claro!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

segunda-feira, janeiro 08, 2007


(ATENÇÃO: esta crítica do filme BABEL é da autoria da Marta do blog A MINHA PÁGINA)


“Babel” pensei realmente que tinha deitado “dinheiro à rua”.

Os primeiros minutos do filme surpreenderam-me, pois mostram um marroquino com um embrulho a caminhar, indiferente ao calor, por um lugar ermo.
Quem é e o que faz? O que é o embrulho? E, porque é que estão a falar, não em inglês, mas sim num dialecto marroquino e mesmo em japonês?
Mas, lentamente, começamos a ter uma resposta a essas perguntas.
O embrulho é uma arma, um negócio perfeito para quem leva uma vida miserável. Uma quantia em dinheiro e uma cabra e sente-se um homem rico.
Mal sabia ele como aquela arma ia mudar a vida dele e de outras pessoas, ou seja:

Os dois rapazes marroquinos que, com a fanfarronice própria da idade, “brincam” com a arma...
O casal americano, com problemas de comunicação e atingido pela “brincadeira” – ela ferida e ele desesperado, no meio do deserto sem saberem como a evacuar para uma clínica, pois as autoridades americanas e marroquinas não chegam a um acordo. Os americanos insistem que se trata de um ataque terrorista, mas os marroquinos garantem ser um incidente isolado...
A ama mexicana que leva, sem conhecimento e autorização dos pais, as crianças para o México e as consequências desse acto, que são desastrosas...
A surda-muda japonesa, que vive obcecada com o suicídio da mãe e é incapaz de dizer ao pai, grande caçador e que oferece ao seu guia marroquino a “maldita” arma, como se sente só...

Histórias de vidas interessantes, aparentemente sem sentido, mas que, encaixadas umas nas outras, explicam as atitudes e as reacções de cada um…
Até a brutalidade da polícia marroquina, o paternalismo da americana e a educação exagerada da japonesa…
Como diz a ama mexicana, a certa altura e, que na minha opinião, resume a mensagem do filme:
“Apenas fiz uma coisa estúpida” e todos nós já fizemos qualquer coisa que influenciou o rumo da nossa vida.

“Babel”, com Brad Pitt e Cate Blanchett, bem apoiados por um elenco de actores marroquinos, japoneses e mexicanos, é um filme diferente e muito bem conseguido.

(O Fundamentalidades voltou ao cinema desta vez através de uma crítica do filme BABEL, feita pela Marta do blog A MINHA PÁGINA . Alguém já viu o filme? Com que impressão ficaram? Ou preferem falar de outros filmes que tenham visto recentemente? Aceitam-se críticas...)


sábado, janeiro 06, 2007

QUEM LÊ MAIS? Os homens ou as mulheres?

Em Portugal penso que não há dúvidas nenhumas sobre qual dos sexos lê mais: falando de livros tenho a percepção que as mulheres levam um avanço demolidor em relação aos homens. O mesmo em relação a revistas e talvez só nos jornais haja um equilíbrio. Noutros países talvez não seja bem assim, pois é muito comum ver estrangeiros - homens e mulheres - em Portugal lendo nos mais diversos locais, esplanadas, transportes, praias...

Esta opinião tem a ver só com a minha intuição porque não há estatísticas em relação a isso. Mas nota-se que são as mulheres as mais assíduas frequentadoras de bibliotecas e livrarias. São elas que são vistas a ler livros nos transportes e noutros locais públicos... e são elas que conseguem melhores performances a nível universitário, também!

Em Portugal lê-se muito pouco, diz-se agora e sempre se disse nos últimos anos. Isso deve ter a ver com as irregularidades no ensino nas últimas três décadas e com a falta de motivação dos mais novos. É verdade que agora há outros aliciantes - TV, jogos de video, etc -, mas, e ainda assim, mesmo nos mais novos, são as raparigas que lêem mais que os rapazes. Conheço filhas de amigos meus que aos 8 anos já devoravam romances. Por outro lado, há rapazes que chegam aos 15 anos sem terem lido um livro. Não sei se é grave ou não, não me compete julgar ninguém neste aspecto, nem noutros. Não está provado que alguém seja mais sábio ou mais inteligente por ser ou não um grande leitor.

Por mim, comecei a ler livros muito novo e nunca me dei mal por isso - talvez apenas o facto de começar a usar óculos cedo porque nem sempre lia nas melhores condições de luz -, depois houve uns anos em que confesso li poucos livros mas recentemente retomei o gosto pela leitura e o reflexo disso é a minha mesa de cabeceira, pequena para tantos livros... um dia destes vão ver uma fotografia dos livros que ando a ler... ou a tentar ler...

Nem todos concordam comigo na trilogia leitura-homem-mulher, é claro! Na apresentação de um livro seu, Rodrigo Guedes de Carvalho - a uma interpelação minha - disse que não achava que os homens lessem menos livros que as mulheres. Tudo bem, ele na pele de escritor possivelmente tem outra percepção.

Mas eu continuo a achar que as mulheres lêem muito mais que os homens!

E, vocês, o que acham? Qual é a vossa opinião?


(a tocar «Balada da estrada do Sol» do André Sardet. Acho que a letra e a música também podem ter a ver com os livros... há estradas que conduzem ao Sol, outras conduzem aos livros... fica ao critério de cada um... E AS PALMAS NO FIM DA MÚSICA SÃO PARA VOCÊS... QUE AS MERECEM!!!)



quinta-feira, janeiro 04, 2007

Vocês lêem os chamados jornais gratuitos, que se tornaram moda em Portugal nos últimos tempos? Se lêem, onde é que o fazem: nos transportes, na rua, no emprego, em casa? E guardam-nos ou deitam-nos fora? Ou deixam num local onde os outros possam voltar a usufruir deles…?

É que o mundo dos jornais gratuitos em Portugal vai ter mais um membro: desta vez é desportivo, chama-se Diário Desportivo, e é liderado por Fernando Correia, nome mais que sonante no mundo do jornalismo radiofónico – desportivo e não só – no mundo das letras – com livros publicados – e no mundo social, pois lembro-me bem do Fernando Correia apresentando inúmeros eventos sociais, culturais e desportivos ao longo dos anos.

O Fundamentalidades esteve na apresentação do novo jornal, ontem no Café Inn em Lisboa, que atraiu centenas de pessoas ligadas ao desporto e não só, de todos os principais clubes, políticos, cantores, jornalistas, pessoas da televisão…

O Diário Desportivo vai ser distribuído da mesma forma que o Destak e o Metro, por agora na Grande Lisboa e no Grande Porto, podendo depois expandir-se a outras cidades e outras regiões de Portugal. Nas palavras do seu Director, «será um jornal não só do futebol mas de todas as modalidades desportivas». Para isso terá colaboradores conhecidos em várias áreas do desporto e da sociedade.

Nos últimos anos a audiência dos chamados gratuitos tem aumentado exponencialmente, por isso a aposta agora num desportivo por parte de um Grupo que se constituiu para o efeito. Num país onde se lê pouco… muito pouco… é sempre de saudar o aparecimento de novos jornais. E neste caso, não custa nada…
o custa mesmo nada!!!

segunda-feira, janeiro 01, 2007

O AMANHECER DO NOVO ANO ...

O amanhecer numa tela da minha amiga Fátima Mendes


Pois é, o Pôr-do-Sol representa o ocaso do ano de 2006 e a fantástica pintura da Fátima Mendes é o amanhecer do Novo Ano de 2007, um ano que prevejo muito dificil mas que transporta consigo muitos desafios para mim a nível pessoal e profissional.

Do ano que ontem terminou, os meses de Novembro e de Dezembro foram talvez os mais intensos que eu jamais vivi! Tive que tomar decisões muito complicadas a nível profissional - decisões essas que se vão repercutir agora em 2007 - e a nível pessoal e emocional foram dois meses que me testaram até ao limite. Mas... Sobrevivi... Ao que parece!

2oo6 foi também o ano em que me lancei finalmente na blogosfera, e isto pela «mão» da Teresa Paula Marques que no dia 20 de Fevereiro me enviou o endereço do seu blog. Fiquei entusiasmado e nessa mesma noite criei o Abralas, mais tarde o Vislumbrando e finalmente o Fundamentalidades, que me abriu um novo mundo, me trouxe pessoas fantásticas à minha esfera das emoções. Descobri a minha verdadeira vocação: fazer blogues!!!

Pois, mas muitas vezes não dá para viver de vocações e viver dos blogues é coisa que não está ao meu alcance... quem sabe um dia... sonhar faz parte da minha filosofia de via, hehehe...


Por agora, vou escrevendo umas coisas, vou fotografando outras, vou partilhando miscelâneas de intuições com pessoas que eu ainda nem conheço... ou melhor, se calhar conheço... porque a partir do momento em que há partilhas e empatias já considero que conheço quem está do outro lado - e as almas são mais importantes que os corpos!!!

Em 2007, que todos os dias tenham pores-do-Sol e todas as manhãs amanheceres! Para todos os que fazem parte do meu mundo... e o meu mundo não é muito complexo, é este que vocês têm acompanhado nos últimos tempos, com risos, com alegrias, com tristezas, com choros, com dúvidas (por vezes, muitas dúvidas), algumas certezas, mas sempre com muita emoção e muita intuição (sim, os homens também têm intuição, pode parecer que não, mas têm!).



PARA TODOS UM BOM ANO DE 2007.
BEM HAJAM POR ESTAREM AÍ!