terça-feira, fevereiro 20, 2007

Do Abralas ao Fundamentalidades: um ano de blogues!

Fez um ano no passado dia 16 de Fevereiro que me estreei na blogosfera. Já antes tinha tentado criar um blog no blogspot mas havia sempre um último passo que me impedia de o conseguir. Naquele dia fiquei a trabalhar no jornal até mais tarde, e entre vários e-mails que recebi um deles era da Teresa Paula Marques, psicóloga, colunista na revista Flash e autora de vários livros, que eu apenas conhecia por troca de e-mails. No e-mail daquela noite ela vinha divulgar o blogue que acabara de criar - e que ainda mantém - no servidor brasileiro UOL.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Reparei que era fácil criar um blog naquele servidor e mesmo nessa noite, entre escrever um texto e escolher uma foto, criei o Abralas - o nome já estava reservado há muito tempo! A partir daí divulguei-o como pude, no princípio tive alguns comentários de amigos meus mas com o tempo quem foi comentando os meus textos e fotos com mais assiduidade foram amigos e amigas da Teresa Paula Marques. É claro que dava muita atenção às visitas e os comentários eram pouquíssimos e quase sempre das mesmas pessoas. Quando atingi as 1000 visitas foi uma festa com direito a post e a agradecimentos!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Mas o Abralas era limitado em termos de espaço e como o carreguei com muitas imagens, dentro de 2 ou 3 meses ele estava cheio, já não conseguia postar nada, ainda apaguei algumas coisas, mas nada, ficou bloqueado! A minha alternativa era criar outro: foi quando apareceu o Vislumbrando, talvez um pouco mais «profissionalizado», com textos mais interessantes e ele sobreviveu até Setembro de 2006 - embora ainda não estivesse cheio andava desgostoso porque nem conseguia por música. Comecei a ver outros blogues e a maior parte deles eram do blogspot. Em Julho criei logo 3: o Fundamentalidades, o Comportamentalidades e o Privacidades, mas só em Setembro arranquei a sério com o Fundamentalidades, ficando com os outros como apoio. E espero não ficar por aqui em termos de blogues... colectivos ou individuais espero criar ou participar noutros, se possível temáticos, mas depois se verá!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
No princípio, as visitas e os comentários continuavam a ser pouquinhos, mas a partir de um artigo que publiquei sobre o Herman - por acaso da autoria da minha amiga AOP - os comentários dispararam, começaram a aparecer pessoas dos mais variados blogues. Quando fiz referência ao meu aniversário a 21 de Novembro bati o recorde de comentários, que só seriam ultrapassados quando postei uma homenagem à minha mãe em 17 de Janeiro deste ano.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
E o que posso dizer mais sobre blogues: que agora fazem parte da minha vida, estou viciado neles, descobri e continuo a descobrir blogues lindos, de um requinte e de um gosto sublimes, e espero que os meus humildes blogues possam continuar a ser úteis para quem os consulta. Pessoas fantásticas que apareceram na minha vida - dos quais eu poucos conheço pessoalmente - e que já marcaram uma posição muito vincada no meu dia-a-dia! Não sei como seria passar sem os «meus» visitantes e os «meus» comentadores.
Um grande bem haja para todos eles...
que são vocês!!!




36 Comments:

At fevereiro 20, 2007 5:20 da tarde, Blogger Marta Vinhais said...

Parabéns, Alex - um prazer!
Somos uma família...aqui na blogesfera!
Obrigada também por visitares os nossos!
Beijos e abraços
Marta

 
At fevereiro 20, 2007 5:26 da tarde, Blogger Alexandre said...

MARTA,

obrigado!!!! Muitas vezes obrigado!!! Tu foste uma das primeiras blogueiras e visitar e a comentar o Fundamentalidades e não só. Fizemos várias parcerias inclusive no Privacidades, que depois ficou em stand-by mas irá arrancar um dia destes quenso eu estiver mais disponível!!!!

Foi muito simbólico também teres sido a primeira a comentar este post. Super obrigado!!!!

Um grande bem haja pela amizade e pela cumplicidade. Um beijinho especial!!!!

 
At fevereiro 20, 2007 9:04 da tarde, Blogger Unknown said...

Parabéns Amigo, ainda sou novo nestas andanças, mas uma coisa rapidamente me apercebi, os teus blogs merecem a pena ser visitados, uma escrita muito bem elaborada com umas ideias muito bem defendidas. Independentemente de se concordar ou não com elas é um regalo lê-las. Vou ser sincero e dizer que me habituei muito mais a visitar este que os outros, nos outros até acho que nunca comentei, mas lá dou uma saltada de vez em quando, neste não, este é uma passagem obrigatória do zapping blogueiro diário.

Mais uma vez parabéns e vai-nos continuando a deliciar com a tua escrita.

Abraços do Catano !!!

 
At fevereiro 20, 2007 11:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Parabéns pelo trabalho desenvolvido! Todos esses comentários são merecidos dada a qualidade dos teus posts!

Bjs

 
At fevereiro 20, 2007 11:46 da tarde, Blogger Alexandre said...

ZÉ PEDRO,

Obrigado pelos teus elogios, são palavras como essas que me fazem tentar fazer sempre melhor... mas atenção, são vocês e os vossos blogues que me fazem estar aqui... por isso um super abraço aí para a Covilhã!!!

Alex.

 
At fevereiro 20, 2007 11:48 da tarde, Blogger Alexandre said...

CRIS,

Que muitas gotinhas de luz iluminem o teu futuro e as tuas expectativas... espero que corra tudo bem!!!

Muitos beijinhos e obrigado pela tua presença e pelos teus elogios!!!!

Alex.

 
At fevereiro 21, 2007 12:04 da manhã, Blogger Unknown said...

Parabéns Alexandre!
Ler-te é um prazer e apesar de te ter conhecido há pouco tempo, tornaste-te um amigo! E ainda por cima com dom da telepatia!
Espero que tenhas sempre muito sucesso. Aqui e em toda a tua vida “real”

Beijinhos

 
At fevereiro 21, 2007 12:33 da manhã, Anonymous Anónimo said...

toma la mais: parabens!! ehehe

Isto dos blogs tem piada, parece que nao é um orgulho ver que o que qualquer bloguista produz tem qualidade, é uma enorme satisfaçao quando somos premiados com comentarios positivos. E dos teus blogs apenas se pode fazer bons comentarios claro está, que fazes posts que sao uma categoria!

um abraço

 
At fevereiro 21, 2007 1:54 da manhã, Blogger Teresa David said...

muitos parabéns e tem sido bom cruzarmo-nos por aqui na blogosfera, este território ainda de quem o quiser habitar, em absoluta liberdade de sentires e palavras.
Bjs
TD

 
At fevereiro 21, 2007 9:31 da manhã, Blogger Joana said...

Que posso eu dizer? Continuo principiante aqui nos blogs, ainda tenho muito pra ver, mas o Fundamentalidades é aquele indispensavel. Quando vi o teu primeiro comentário no meu blog, fiquei deslumbrada! Lembro-me de ter pensado: "este senhor escreve q é um espetaculo..." LOOL. Voltei ao Fundamentalidades, li mais, comentei mais, tornei-me uma leitora (e comentadora ^^)assídua! E hoje continua a ser sempre o primeiro bloguinho onde vou clicar, nos meus links. Tenho muito prazer em vir aqui ler, aprender... Tudo isso. Porque na Blogosfera vou aprendendo muito. E espero que continue a existir durante muito mais tempo! É dos melhores blogs que já li. Se não o melhor mesmo! Parabéns :)*

 
At fevereiro 21, 2007 10:15 da manhã, Blogger Isabel Filipe said...

parabéns Alexandre.
que posso dizer-te...????
agradecer-te por me teres encontrado e teres-me dado a possibilidade de te conhecer...
tem sido gratificante....

bj

 
At fevereiro 21, 2007 11:00 da manhã, Blogger Cristina said...

Parabéns Alexandre... "descobriste-me" nesta imensidão de blogs e de comentador do meu cantinho, tornaste-te um amigo.

Que tenhas muita muita sorte em todos os teus projectos... chamem-se eles Fundamentalidades, Comportamentalidades ou qualquer outro nome!

Beijinhos grandes

 
At fevereiro 21, 2007 12:23 da tarde, Blogger Diário de um Anjo said...

Tudo começa assim, com um convite de alguém. O meu Diário também já tem um anito e pouco. É um vicio sim, mas saudável:-)
Parabéns pela data e continua que cá te acompanharei:-)

 
At fevereiro 21, 2007 3:16 da tarde, Blogger Alexandre said...

VERA,

Nem sabes como gosto quando me chamas telepata: aqui para nós é o grande desejo da minha vida, adivinhar aquilo que os outros são e pretendem dizer!!!

Bom, mas como a telepatia nem sempre funciona lá se vai usando uma intuiçãozita de vez em quando, hehehe.

Obrigado pela tua presença nos meus blogues!!! Espero que tenhas muito sucesso no lançamento do teu livro! estou ansioso para o ler!!!

Beijinhos! Muitos!!!!

 
At fevereiro 21, 2007 3:24 da tarde, Blogger Alexandre said...

GEO,

vindo de uma pessoa da tua idade para mim é um privilégio ainda maior as palavras que me deixaste! Obrigado por tudo!!!

Às vezes imagino como será daqui a uns anos irmos acompanhando a vida uns dos outros através do que escrevemos (e que sentimos), de pessoas que nem sequer conhecemos (ou será que já vamos conhecendo?). Acho que isto é um desafio e uma nova maneira de viver, completamente diferente de há uns anos atrás! Espero que de todos nós que temos blogues ninguém se farte e se desfaça deles, dos blogues ou do que quer que seja a venha a seguir... comunicação pelo pensamento, eu sei lá... hehehe!!!

Um forte abraço para ti e muito obrigado!!!

 
At fevereiro 21, 2007 3:43 da tarde, Blogger Cusco said...

Ando nisto dos blogs ainda há pouco tempo. Pelo que já me apercebi existem de todos os géneros e para todos os gostos. Já encontrei bons, muito bons, maus e até péssimos mas isto segundo o meu gosto pessoal. Por norma costumo comentar alguns que acho merecedores de que o faço e noutros não. Mesmo nalguns que gosto por vezes tenho dificuldade em deixar um comentário que vá de acordo ao que lá está escrito. Não sei se se passa o mesmo com algumas das pessoas que comentam mas a dificuldade advém do facto de não conhecendo as pessoas que escrevem não saber se por exemplo o texto publicado é pura ficção ou se tem a ver com a pessoa que o escreveu. Já me tem acontecido comentar alguns textos muito bem escritos e comentar nesse sentido e sentir que a pessoa que o escreveu não fica contente com esse comentário dado esse texto ser um texto em que gostaria de ver a sua parte sentimental comentada. O inverso também sucede e por vezes um texto que parece muito sentimental muito pessoal e dramático e vou comentar nesse sentido e depois sei que o mesmo é pura ficção.
Aqui não tenho esse problema! Olha já me alonguei demais…
(No perfil continuas com 250 anos)

Até breve
SE DEUS QUISER

 
At fevereiro 21, 2007 4:05 da tarde, Blogger Alexandre said...

TERESA DAVID,

Obrigado por andares por aqui também na blogosfera! Dizes bem em liberdade de sentires e dizeres, porque tenho receio que um dia a censura (não sei de onde virá!) chegue aos blogues...

um beijinho!!!!

 
At fevereiro 21, 2007 4:46 da tarde, Blogger Alexandre said...

JOANA,

Sinto-me muito lisonjeado com as tuas palavras sobre o meu blogue! Vindo de ti - que nem me conheces - é motivo para eu continuar sempre a tentar fazer melhor e postar coisas cada vez mais úteis, que possam realmente interessar e informar quem me visita - sei que ainda estou longe disso mas que vou tentar, vou... tenho já umas coisas diferentes para postar nos próximos dias...

E obrigado por seres assídua dos meus blogues. Obrigado pela força!!!!

Um beijinho muito especial e para ti desejo-te todos os sucessos possíveis na tua vida pessoal, familiar e estudantil...

Beijinhos!!! Muitos!!!!

 
At fevereiro 21, 2007 4:57 da tarde, Blogger melga meiguinha said...

Parabéns Alexandre e saiba que, mesmo que não deixe comentários, passo sempre por aqui.

Beijocas.

 
At fevereiro 21, 2007 5:10 da tarde, Blogger Alexandre said...

ISABEL,

Obrigado pelas tuas palavras! Especialmente vindo de alguém que tem um dos blogues mais bonitos da blogosfera. Sim, as tuas imagens são insuperáveis, de um requinte e de um bom gosto inultrapassável.

Muitos beijinhos e obrigado pela tua assiduidade!!!!

 
At fevereiro 21, 2007 5:20 da tarde, Blogger Alexandre said...

CRISTINA,

Foste uma das primeiras blogueiras que eu descobri nestas coisas da blogosfera. E a nossa troca de assiduidade mantém-se o que é muito bom!

Obrigado pelas tuas palavras!!! Muito sucesso para ti também, e... espero que esteja tudo bem aí por Leiria!

Beijinhos!!!! Muitos!!!!

 
At fevereiro 21, 2007 5:29 da tarde, Blogger Alexandre said...

SANDRA,

também eu continuarei a acompanhar o teu Diário e também a procurar o sul... e o norte... e todos os pontos cardeias possíveis e impossíveis...

Obrigado pela tua presença assídua!!!

Muitos beijinhos!!!

 
At fevereiro 21, 2007 6:38 da tarde, Blogger Alexandre said...

CUSCO,

obrigado pela tua dissertação. O meu blogue é generalista como todos já repararam e não obedece a nada pré-determinado. Depois tenho o Comportamentalidades para falar de coisas de Comportamento mas ainda vai arrancando devagarinho. E o Privacidades para coisas mais íntimas, mas esse está em stand-by agora!

Obrigado pelas tuas palavras! Mas acho que se pode criticar tudo, o que concordamos e o que discordamos, sou adepto da liberdade total nos blogues, desde que com decência, claro!

Ah, quanto aos 250 anos eles devem estar a prever que vou lá chegar, hehehe... gostava, desde que todos os meus amigos, familiares, vizinhos, colegas e... blogueiros também lá chegassem...

Tudo de bom!!!!

 
At fevereiro 21, 2007 6:47 da tarde, Blogger Andreia said...

Muitos parabéns por este ano!
Continua a postar!

beijinhos

 
At fevereiro 21, 2007 7:08 da tarde, Blogger Alexandre said...

MELGA,

Muito obrigado pela tua presença. Também me lembro que foste uma das primeiras blogueiras que eu descobri! E gostei do teu blog.

Muitos beijinhos! Super obrigado!!

 
At fevereiro 21, 2007 7:25 da tarde, Blogger Alexandre said...

ANDREIA,

Muito obrigado pelos teus comentários!!! Tens sido muito assídua no meu blog... muito obrigado por isso!

Um grande beijinho aí para a região de Viseu, zona de que gosto muito - por acaso agora não tenho tido trabalhos para aí, mas já tive reportagens mesmo em Viseu, a cidade das rotundas - bom, agora já há muitas cidades de rotundas!!!

Beijinhos!!!! Amanhã vou postar uma homenagem ao meu pai, se quiseres passar por aqui...

Beijokas!!!!

 
At fevereiro 21, 2007 7:31 da tarde, Blogger HelloCátia said...

e é com o maior gosto que te visito hoje e te estou neste momento a comentar...
adoro o fundamentalidades...
muitas beijoca s

 
At fevereiro 21, 2007 8:04 da tarde, Blogger Alexandre said...

HELLOCÁTIA,

E é com muito gosto que eu registo as tuas palavras e refiro que o teu blog é um dos mais bonitos e acolhedores da blogosfera.

Obrigado pela assiduidade e um beijinho muito especial!!!

 
At fevereiro 21, 2007 8:55 da tarde, Blogger clautixa said...

amanha cá estarei...
um Pai vale Ouro..
pelo menos o meu vale um cadito ainda mais q isso..
um cadito grande;)
beijito

 
At fevereiro 21, 2007 9:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Parabêns , Alex!
Descobriste a tua vocação: o mundo dos Blogs! Acredito que, se continuares assim, farás frente aos melhores do mundo e conseguirás tornar-te no mais interessante blogista do MUNDO! =)

COntinua!
um abraço,
Tiago! =)

 
At fevereiro 21, 2007 10:19 da tarde, Blogger Filipa said...

Parabéns. Descobri os teus blogues ainda no outro dia, no mesmo que descobri outros tantos. Um click aqui, um click ali. Ainda não tive tempo de ler tudo. Mas do que li, gostei. Vou voltar a visitar o mais assiduamente possível.
Mais uma vez, parabéns. E que continue com esses textos maravilhosos.

 
At fevereiro 21, 2007 10:49 da tarde, Blogger Lia said...

Olá Alexandre,

Ainda sou novata nestas andanças mas desde o momento em que te tive na minha praia e vim conhecer o teu cantinho que me tornei tua fã :)
Acho que até já o tinha dito :)

Os teus textos são sempre muito bem escritos, originais e com traços de humor o que nos dias que correm é difícil de encontrar.

Parabéns por este primeiro ano, espero poder vir a acompanhar-te ainda muitos mais.

Beijinhos

 
At fevereiro 21, 2007 10:55 da tarde, Blogger antónio paiva said...

......................

pois então que muitos mais anos se sigam

este é um meio onde ao contrário do que se possa pensar, é fundamental a militancia de muitos, é enriquecedor sem dúvida, é uma via aberta à opinião e vontade, mesmo dos mais anónimos

....................

Noite serena

 
At fevereiro 22, 2007 12:21 da manhã, Blogger  said...

Quem tinha razão,quem???:P

Kisssssssssss

 
At fevereiro 22, 2007 1:37 da manhã, Blogger deep said...

Parabéns!

 
At fevereiro 28, 2007 12:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Nossa!! Eu não sabia de tudo isto!!! Você bem tem cara de intelectual mesmo :)

Eu já havia reparado no seu modo de escrever, no jeito sensível com a escrita. Admiro muito seu o talento!

Parabéns e sucesso!!

 

Enviar um comentário

<< Home